quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fórum BHSF realiza a 56ª reunião ordinária na Sudene em Recife (PE).



João Suassuna(Fundaj) e Gláucia Oliveira (Codevasf)

No último dia 07.11 (quarta-feira), os membros do Fórum BHSF se reuniram no anfiteatro da Biblioteca Celso Furtado na Sudene. A reunião foi coordenada por Marcelo Teixeira (Codevasf) e estiveram presentes os representantes do Ministério Público de Pernambuco (Geraldo Margela Correia-MPPE), Fundarpe (Augusto Paashaus), Fundaj (João Suassuna), Apevisa (José Pereira de Souza)  DNOCS (Fernanda Cristina), Ibama (Clécio Ribeiro), Semas - Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Joana Aureliano) e CPRH-Agência Estadual de Meio Ambiente (João Moraes) e Codevasf (Marcelo Teixeira, Márcio Uchoa e Glaúcia Oliveira).

Conforme a pauta da reunião, a engenheira agrônoma da Codevasf/3ª SR, Gláucia Oliveira, fez uma apresentação sobre "As Ações Ambientais da Codevasf", fazendo um breve panorama das missões da empresa na área ambiental e situando as ações no estado de Pernambuco (licenças ambientais dos empreendimentos de irrigação, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, abastecimento de água e cisternas). Em seguida o pesquisador João Suassuna (Fundaj) falou do livro "Conservação da Natureza. E eu com isso?".  O livro da Fundação Brasil Cidadão, organizado pelo presidente da Rema (Rede Marinho-costeira e Hídrica do Brasil) , José Truda Palazzo Jr., critica fortemente a gestão ambiental do país. A obra, apoiada pela Fundação Avina, contém treze artigos que variam desde o questionamento da eficiência da gestão das Unidades de Conservação brasileiras a até mesmo a transposição do Rio São Francisco. João Suassuna que é o coordenador do Núcleo de Estudos e Articulação do Semiárido (Nessa), disse que a construção das represas das usinas geradoras do rio São Francisco diluiu a atividade pesqueira da região. De acordo com ele, “as espécies de piracema estão desaparecendo do rio devido à impossibilidade que têm os peixes de fazerem o seu trajeto natural de subida das corredeiras para a realização das desovas”. Em seguida Suassuna autografou e doou 10 exemplares aos participantes.
Clique para ler o livro:  Conservação da Natureza. E Eu com isso?

Ficou acordado por unanimidade que no ano de 2013 o Fórum BHSF deverá ampliar convites para outras Instituições e reforçar para que as atuais participem com mais frequencias as reuniões, enviando os seus titulares e na ausência destes, os suplentes. Também ficou decidida uma Oficina e reunião ordinária em Ibimirim e outra em Petrolina. A próxima reunião do Fórum BHSF será realizada no dia 13 de maio de 2013, em local a ser definido pela Coordenação.
 

Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Galeria de Fotos







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imagens do Rio São Francisco