quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fórum realiza sua 50ª Reunião Ordinária na CIPOMA em Igarassu (PE).


Palestra da Major Erika Melcop, comandante da CIPOMA

O Fórum BHSF realizou a sua 50ª Reunião ordinária, e última do ano, na Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPOMA), no município de Igarassu (PE), no último dia 14.12 (quarta-feira).
Na oportunidade a major Erika Melcop, comandante da Cipoma fez uma apresentação detalhada sobre as ações da Companhia, seus objetivos, área de atuação, efetivo, viaturas disponíveis, suas necessidades e carências. A ajuda da população é fundamental para o sucesso do combate aos crimes ambientais. Essa é a visão da Cipoma, uma das entidades que mais atua na repressão a esse tipo de infração, que tem acontecido com frequência no estado. “A gente pede que a população participe e denuncie, porque a gente só consegue fazer um bom trabalho com a participação da comunidade”, assegura a major Erika Melcop. Para ela, a legislação do setor precisa ser revista. “Essa lei não está corrigindo os infratores. As penas aplicadas são consideradas de pequeno potencial ofensivo e geralmente são transformadas, em penas alternativas”. Atualmente, a punição para quem comete esse tipo de crime pode ir de uma advertência administrativa até 4 anos de prisão. Normalmente, quem está envolvido nesse esquema possui sítios ou fazenda ou trabalha no setor de transporte, como caminhoneiros.
Ao todo, são 146 policiais vinculados à Cipoma. Mas ficam de fora desse número os 20 destacados para Fernando de Noronha, além dos que se encontram de férias, de licença médica ou à espera da publicação no Diário Oficial da transferência para a reserva.
Duas viaturas e 60 homens na ativa. É a isso que se resume a aparelhagem, para todo o Estado, da Cipoma que é  vinculada à Polícia Militar, a unidade criada em 1989 vem há cinco anos sofrendo sucateamento. Em agosto, teve 30 policiais destacados para batalhões que se dedicam ao combate da violência. Houve sugestões dos membros do Fórum para que a Cipoma apresente seu plano de reestruturação ao Consema - Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco. 
Em seguida a convite da Comandante, visitamos as instalações da Companhia e também uma Escola do município de Igarassu que funciona naquele local em regime de três turnos. A Escola apresenta condições precárias, com fissuras nas paredes, infiltrações, mofos e outros problemas que precisam de soluções para a segurança das crianças da comunidade que ali estudam.
Participaram da reunião, a Codevasf, Ministério Público de Pernambuco/Caopma, Dnocs, Semas, Fundaj, Fundarpe e Sudene.
A próxima reunião do Fórum BHSF será no dia 11 de março de 2012 (quarta-feira), a partir das 08:30hs em local a ser definido pela Fundarpe.
Nossos agradecimento a Major Erika Melcop e a sua equipe pela acolhida aos membros do Fórum e nossos parabéns pela determinação, competência e grandeza do trabalho realizado em prol da preservação do meio ambiente da Mata Atlântica e da Caatinga em nosso Estado.
Leia também: Falta equipamentos e pessoal na Cipoma

FOTOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imagens do Rio São Francisco